Vários pacientes portadores do vírus HIV tem dúvidas quanto ao tipo de nutrição adequada ao seu estado para que possam melhorar sua condição de saúde. Segundo especialistas existem alguns alimentos que podem contribuir para potencializar o sistema imunológico do indivíduo afetado pela Aids, através dos nutrientes presentes em sua composição.

Como o Vírus HIV Atua no Organismo Humano

O HIV é o vírus responsável pelo surgimento da Aids (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) nos seres humanos. Com o sistema imunológico deficitário os portadores correm um risco muito maior de contrair vários tipos de infecções que no organismo saudável não teriam condições de se desenvolver.

Há um grupo de pessoas afetadas pelo vírus que não respondem muito bem ao efeito dos fármacos aplicados, ficando muito debilitadas pelo seu uso contínuo para combater o vírus. São esses indivíduos que precisam ter mais cuidado com a alimentação, pois através de uma boa nutrição é que conseguirão manter uma melhor qualidade de vida.

O Poder dos Radicais Livres

As pessoas em geral ouvem falar muito de radicais livres, mas não sabem o que significam e qual sua importância dentro da nutrição humana. No corpo humano os radicias livres podem ser descritos como produtos de qualquer processo de oxidação e modificação de alimento em energia. Porém quando a quantidade de radicais livres aumenta em virtude de alimentos gordurosos, estresse ou infecções, as células sofrem lesões favorecendo a deficiência imunológica e o surgimento de infecções.

Por isso em indivíduos portadores do vírus HIV, a alimentação que é consumida deve ser balanceada evitando-se frituras e gorduras em excesso, doces e aditivos químicos entre outros.

Nutrição e Aids

De acordo com especialistas uma alimentação adequada é essencial para que o sistema imunológico de qualquer pessoa fique saudável. No caso de indivíduos portadores do vírus HIV esse cuidado com a nutrição deve ser redobrado, pois a própria medicação que é administrada para combater a doença pode afetar a saúde nutricional do portador. Sintomas como alteração no paladar, náuseas, dificuldade de mastigar e engolir, perda de apetite entre outros são fatores frequentemente descritos pelas pessoas como impeditivos para uma alimentação saudável e balanceada.

Além disso, o enfermo costuma apresentar uma mal absorção dos nutrientes presentes na comida em virtude de constantes diarréias. Se a infecção não estiver sob controle pode haver um aumento do metabolismo tendo como consequência a demanda do aumento de energia e de nutrientes, ocasionado uma perda de peso brusca.

Recomendações Nutricionais para Alívio dos Sintomas

De acordo com os profissionais especializados existem alimentos que se consumidos pelo portador do vírus da Aids podem aliviar os sintomas da doença. Vejamos como:

Para a Perda de Peso
A perda de peso é um sintoma muito comum em portadores do vírus HIV por isso é importante que o doente tenha uma alimentação rica em proteínas, sendo que a mais adequada é o consumo de peixes, carnes magras, frangos, derivados de leite, leguminosas e frutos que auxiliam na reconstrução dos músculos além de estimular o sistema imunológico que foi afetado pelo vírus da Aids.

Outras formas de ganhar peso é consumir alimentos ricos em gorduras poliinsaturadas e monoinsaturadas que são as gorduras saudáveis. Vale ressaltar que o paciente deve ter cuidado com alimentos energéticos em virtude da diarréia que é outro sintoma que afeta o indivíduo doente.

Falta de Apetite

A falta de apetite no portador do vírus HIV é provocada pelos medicamentos utilizados para o tratamento da doença que faz com que o indivíduo apresente náuseas dificultando sua vontade de comer. Por isso é de extrema importância  fazer a nutrição do organismo debilitado com alimentação à base de líquidos como por exemplo, sopas ou vitaminas.

Outra alternativa seria prover o paciente com  pequenas e frequentes refeições ao longo do dia, para que o corpo do indivíduo doente possa tolerar melhor os alimentos que devem ser consumidos para melhorar os sintomas.

Diarréia

Outro sintoma  característico do indivíduo portador de Aids é a diarréia que pode ser originada por algum tipo de medicamento utilizados para combater a doença, ou pelas infecções decorrentes do sistema imunológico debilitado da pessoa. Os especialistas sugerem nesses caso, uma dieta pobre em fibras insolúveis presentes em alimentos como legumes e frutas, pois eles podem agravar o quadro clínico da diarréia.

Além desses cuidados o paciente deve ingerir bastante líquido para se hidratar, pois em casos de diarréia severa pode haver uma quadro grave de desidratação. Outro cuidado é com alimentos gordurosos que também podem piorar esse sintoma.

Vale ressaltar que uma boa alimentação é a base para a saúde  de todos os indivíduos.

Por Salete Dias

viaNutrição e HIV | Nutrição em Foco.