Médicos comparam açúcar a tabaco e pedem redução de 30% nos alimentos…

Postado por em 16 jan, 2014 em Destaque | 0 comentários

Action on Sugar pede que empresas alimentícias reduzam os níveis de açúcar para evitar casos de obesidade e diabetes tipo 2.

Açúcar é o novo tabaco”, alertam médicos e acadêmicos. A Action on Sugar (em tradução livre, Ação sobre Açúcar), formada por profissionais da saúde dos Estados Unidos e Reino Unido, pede que as empresas alimentícias reduzam os níveis de açúcar em até 30% para evitar casos de obesidade, diabetes tipo 2, síndrome metabólica e esteatose hepática (acúmulo de gordura nas células do fígado). Mas as alterações voluntárias não foram realizadas. As informações são do jornal Daily Mail.

O britânico, em média, consume 12 colheres de chá de açúcar por dia e alguns chegam a 46. A ingestão máxima recomendada pela Organização Mundial de Saúde é de 10, embora essa orientação seja susceptível a ser reduzida para metade. Pesquisa da Action on Sugar constatou que mesmo iogurtes com zero gordura podem conter cinco colheres de chá de açúcar, enquanto uma lata de sopa de tomate tem quatro e uma barra de chocolate apresenta oito.

“Devemos iniciar um plano coerente e estruturado para reduzir lentamente a quantidade de calorias consumidas por pessoas tirando o açúcar dos alimentos e refrigerantes. Esse é um plano simples que deve ser aprovado pelo Ministério da Saúde para reduzir os montantes completamente desnecessários de açúcar”, disse Graham MacGregor, professor no Instituto Wolfson de Medicina Preventiva, em Londres, e presidente da Action on Sugar.

No entanto, os fabricantes rejeitaram as reivindicações dos peritos da saúde dizendo que não estavam apoiadas pelo consenso de evidências científicas. A Sugar Nutrition UK, por exemplo, disse que a Organização Mundial de Saúde publicou uma revisão ano passado que constatou que a ligação entre diabetes e peso corporal foi devido ao consumo excessivo de calorias e não especificamente de açúcar. Barbara Gallani, da Food and Drink Federation, também negou que o açúcar seja responsável pela obesidade. “Açúcares ou qualquer outro nutriente, consumidos como parte de uma dieta variada e equilibrada, não são uma causa da obesidade, para a qual não existe uma solução única ou fácil”, finalizou.

Fonte: http://saude.terra.com.br

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Liga da Saúde

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Dicas de nutrição para o verão

Postado por em 31 dez, 2013 em Novidades | 0 comentários

Gente, não podemos esquecer da hidratação, mas também de uma boa alimentação rica em vegetais como frutas e verduras; moderação em relação ao sal e açúcares.

Como quase sempre nós nosdestinos exageramos nas proteínas, alerto: devemos usar porções médias de carnes – de preferência, as brancas, tá?

Gostaria de mencionar, também, a necessidade de evitar as frituras e as preparações mais gordurosas, preferindo opções mais leves. Esses cuidados fazem com que diminuamos o trabalho do nosso organismo que fica muito imbuído na briga de equilibrar a nossa temperatura corpórea, frente à elevação da ambiental.

Os sucos ricos em antioxidantes são uma excelente opção nessa época de calor intenso e muita exposição solar. Segue abaixo uma receita rápida, fácil e deliciosa para ser tomada pela manhã ou antes de deitar:

Ingredientes:

-02 laranjas (sumo)
-01 limão (sumo)
-1/2 cenoura
- 01 folha grande de couve (previamente abrandada na água fervente por 02min.
- folhas de hortelã (a gosto)

É só bater tudo e servir. Se preferir aproveitar mais as fibras, não coe.

Obs: as preparações muito geladas tendem a deixar seu metabolismo mais lento, então prefira-as em temperatura natural, inclusive os sucos.

Devemos zelar pelo nosso patrimônio maior que é o nosso corpo e com ele a nossa saúde, não é verdade?

Abraços!

KARLA JEANE DANTAS
NUTRICIONISTA CRN6 5600

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Confira os benefícios dos alimentos que compõem a ceia de Natal

Postado por em 20 dez, 2013 em Destaque | 0 comentários

Conheça alguns alimentos da ceia que além de serem tradição são saudáveis e ricos em propriedades antioxidantes.
Romã: rico em antioxidantes contribui para o controle do mau colesterol, além disso, seu consumo diário ajuda a combater a formação de coágulos sanguíneos, responsáveis pelos infartes. Reduz a inflamação das articulações (artrite, reumatismo); ajuda no alívio de diarreias; ajuda a aliviar sinais de cansaço e atrasa o aparecimento dos sinais de envelhecimento.
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Oito motivos que impedem você de emagrecer

Postado por em 27 nov, 2013 em Destaque | 0 comentários

Quando o assunto é perda de peso, os extremos nunca são bem-vindos. Comer demais ou de menos, assim como ser sedentário ou viciado em malhação podem atrapalhar o emagrecimento. O importante é corrigir os erros, encontrar o meio termo e aceitar que uma perda de peso saudável acontece aos poucos. Conheça oito erros que podem estar impedindo que você emagreça:
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Estilo de vida altera DNA e influencia metabolismo

Postado por em 13 nov, 2013 em Destaque | 0 comentários

Outrora visto como um registro definitivo a guiar o que acontece ou não com o corpo humano, hoje o DNA já é encarado com outros olhos por um crescente número de cientistas.
Já está bem estabelecido, por exemplo, que o estilo de vida induz alterações no DNA.
Essas alterações podem ter efeitos específicos sobre o metabolismo, sendo benéficos ou causando danos nos órgãos ou doenças, dependendo do estilo de vida.
No decurso da vida, as influências ambientais e fatores de estilo de vida – como a dieta, o tabagismo ou a ingestão de bebidas alcoólicas – ou processos como o envelhecimento, induzem alterações bioquímicas no DNA.
Frequentemente, essas alterações levam à metilação do DNA, um processo no qual grupos metílicos são adicionados a segmentos específicos do DNA, sem alterar sua sequência.
Esses processos podem influenciar a função do gene, sendo conhecidos como epigenética.
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Atividade física e proteção antioxidante, conheça a coenzima Q10

Postado por em 6 nov, 2013 em Destaque | 0 comentários

Vários estudos têm sido feitos em relação à suplementação de antioxidantes para praticantes de atividade física. A atenção dada a este tema é justificada, pois a prática de atividade física aumenta significativamente a produção de radicais livres.
Os radicais livres são formados no nosso organismo durante o processo de transformação do oxigênio em água. Estima-se que cerca de 5% do oxigênio consumido pelo corpo não seja eficientemente convertido em água, transformando-se então em radical livre. Como o consumo de oxigênio aumenta durante a atividade física, a formação de radicais livres é maior. Tendo em vista este aumento nos radicais livres, se faz necessário o aumento da ingestão de antioxidantes, que pode ocorrer pelo aumento de alimentos fonte de antioxidantes, como por suplementos.
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DICA: 10 maneiras de potencializar os efeitos da caminhada

Postado por em 28 out, 2013 em Destaque | 0 comentários

Pequenos ajustes podem fazer com que essa modalidade traga muito mais benefícios.Emagrecer, tonificar a musculatura, aliviar o estresse, melhorar a saúde do coração, evitar a depressão… A lista de ganhos proporcionada pela caminhada é enorme e, para levar esse pacote de vantagens, pessoas de todas as idades e com diferentes graus de condicionamento físico precisam apenas calçar um tênis e colocar as pernas para trabalhar. Simples assim? Nem tanto. Não basta andar a esmo por aí. Além da necessidade do exercício ser praticado pelo menos três vezes por semana, durante 30 minutos, mesmo que sejam divididos em 3 parcelas de 10, o local e a maneira escolhidos para realizar a atividade fazem muita diferença nos resultados da malhação. A seguir, veja formas de potencializar os efeitos do treino e dicas para manter-se fiel à atividade:
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